Atuação - Artes visuais - Dança e Artes cênicas - Ludodança - Teatro - Outras áreas
Como proposta de trabalho no ensino das artes visuais, o Garatuja adquiriu perfil próprio e único ao estabelecer o diálogo entre antigas práticas do fazer artístico com os atuais recursos digitais. Entendemos que essa troca enriquece e complementa a formação do aprendiz, possibilitando ao participante vivenciar o processo histórico. As técnicas originárias são tratadas com a seriedade que merecem, pois carregam de forma intrínseca, uma enorme gama de conhecimentos e saberes adquiridos durante anos de práticas, de acertos e erros, que merecem ser mantidos e difundidos. Assim como a técnica, a preservação do mestre, da pessoa de detêm esse conhecimento também é de fundamental importância para a sobrevivência e continuidade desse rico universo em vias de desaparecer em função do crescente avanço das novas possibilidades técnicas do computador. Porém a técnica não é vista aqui como finalidade em si mesma, mas como ferramenta didática e veículo da livre expressão. Criar condições para o processo criativo é o que norteia as oficinas propostas pelo Garatuja. Nesse sentido o computador entra como importante ferramenta, e ganha maior importância quando seu uso está inserido no contexto histórico da evolução do conhecimento humano. Lembramos que todas as possibilidades expressivas aqui presentes são realizadas com diferentes faixas etárias, sofrendo pequenas alterações e adaptações, que foram inseridas depois de anos de prática, principalmente em relação à criança. Embora o ideal fosse que as atividades acontecessem no próprio Garatuja, que dispõe de todos os recursos e equipamentos necessários, muitas delas foram adaptadas para acontecer em outros espaços, exigindo recursos mínimos para sua realização. Áreas abordadas: Desenho, Pintura, Gravura (serigrafia, xilogravura e gravura em metal), Técnicas mistas, Fotografia analógica, Fotografia digital, Marcenaria, História em quadrinhos, Animação em película e Animação digital. Essas atividades acontecem de diferentes formas: oficinas, palestras, workshops, exposições e exibições.
As artes cênicas são desenvolvidas tanto de forma independente como integradas, dependendo do enfoque de cada projeto. Dentro das áreas contidas no campo das artes cênicas, envolve-se prioritariamente a dança e demais propostas de trabalhos corporais, partindo do corpo e do movimento em direção às demais especificidades como o teatro, a musica, alem da própria dança. Quanto à forma dos cursos, as aulas fazem parte de um programa, em que os participantes freqüentam todas as aulas, relacionadas a esse campo. Este curso tem como tempo médio de formação três anos, iniciando-se com trabalhos de técnicas corporais de educação somática, dança clássica e moderna, conduzidas dentro dos enfoques da contemporaneidade das pesquisas sobre o corpo e da própria dança. Sem que se ignore o desenvolvimento do conhecimento humano, a carga horária se distribui de forma equilibrada entre, balé, dança moderna e demais técnicas corporais, processos de criação, canto e voz, percussão e teatro. Nesse contexto, a técnica é o ferramental necessário para se ter maior possibilidade criativa e o principal objetivo é a criação artística, que toca e transforma as pessoas. A técnica pela técnica, ou o que possa ser apenas reprodutivo, não é a finalidade do Garatuja. Ao encaminhar para a arte, é fundamental que se desenvolva a criatividade, livre expressão, e a significação, em direção à concepção de trabalhos de conteúdo. Nesse panorama o processo criativo e as pesquisas se baseiam nos fatores de movimento propostos por Rudolf Laban, sistema que permeia todos os trabalhos cênicos realizados no Garatuja. A dança clássica é abordada dentro de parâmetros contemporâneos, universais da anatomia do corpo, e que possa se validar para qualquer forma expressiva da dança, com interação de trabalhos de consciência do movimento, evitando-se os arcaísmos academicistas, da padronização e da comparação. Considera-se o processo de vivencia de cada participante no que toca a expressão cênica, em especial os jovens, ou pré-adolescentes.
Com crianças ate 10 ou 12 anos, se trabalha com outra especificidade, a Ludodança.
A Ludodança é uma maneira de trabalhar a dança com crianças onde o lúdico, o imaginário e principalmente a pura abstração, e expressões inusitadas próprias da infância, são fontes do aprimoramento dos movimentos e da expressão artística na dança. São utilizados materiais intermediários, tais como objetos, brinquedos, e outras motivações, como jogos dramáticos sugeridos ou apresentados pelas crianças durante os processos de trabalho. Essa abstração faz emergir elementos da maior importância da história de vida, do íntimo e do inconsciente de cada criança. Neste caso não se parte de brincadeiras e jogos com funções e regras já estabelecidas, como as presentes nas brincadeiras infantis, mas busca-se construir essas regras com o próprio processo de experimentação propiciando o que chamamos de “estado lúdico”, levando à criação da dança cênica.
Esse curso procura dar embasamento a quem quer estar em cena. São oficinas moduladas que desenvolvem elementos cênicos, teatrais, como: estado corporal, voz, desenvolvimento de personagens, leitura e criação de texto, improvisação, teatro de animação, entre outras propostas apresentadas pelos orientadores envolvidos ou de necessidades manifestadas pelos participantes.
Danças brasileiras e percussão
A proposta é desenvolver atividades com dinâmicas de movimento da diversidade cultural brasileira, com a prática de danças como coco, jongo, ciranda, maracatu, frevo, moçambique, etc.Um olhar em direção à nossa identidade expressiva, partindo do movimento e do corpo brasileiro. A atividade de danças brasileiras acontecem integradas às oficinas de percussão.Vários enfoques mostrados nas oficinas abrem um leque de conhecimentos quanto a grupos de instrumentos e ritmos, metodologias de aprendizagem e estilos musicais. Ritmos africanos, caribenhos, árabes e brasileiros praticados por mestres e profissionais da área. Essas oficinas acontecem em módulos temáticos, ou encontros com pessoas da tradição que realizam trocas de saberes, com outros grupos tradicionais ou pessoas interessadas nessas temáticas.
Congadas
O Garatuja desenvolve diversas atividades e projetos com propostas direcionadas à comunidade congadeira visando o fortalecimento e autonomia dos grupos, promovendo a troca de saberes entre seus integrantes e o Instituto. Sempre que possível, motiva-se a participação dos grupos no ambiente do Garatuja e dos agentes do Garatuja no próprio ambiente das comunidades.
Formação de público
A grande maioria das apresentações de dança, teatro e exibições videográficas realizadas no Teatro de Bolso do Garatuja, assim como mostras e exposições, tem como proposta a formação de público. Para isso os eventos são direcionados a estudantes de escolas públicas e demais interessados onde ocorrem bate papos ou debates no final das apresentações. Com isso procuramos não só oferecer produtos culturais de qualidade, mas também criar situação apropriada à reflexão, e contribuir na formação de platéias qualificadas.
Criação de acervos
Desde seu inicio a Garatuja formou pequenos acervos referentes aos brinquedos populares, à expressão da cultura infantil e equipamentos de cine/foto. Esses objetos estão em fase de catalogação, mas já foram expostos em diversas ocasiões no próprio Garatuja e em outros locais da cidade.
Disponibilização de livros, discos, fotos, vídeos e registros sonoros
Assim como o acervo, a biblioteca, discos, fotos, vídeos e registros sonoros foram inicialmente bens materiais colhidos ou adquiridos pelos fundadores do Garatuja, mas que agora serão disponibilizados para uso público. O Garatuja possui acervo bibliográfico direcionado principalmente a arte e a cultura popular. A grande maioria das fotos e dos registros sonoros é referente às congadas e demais tradições locais. Parte deste já foi reunido num kit contendo dez CDs produzidos de maneira artesanal e encaminhada a bibliotecas e coleções de várias partes do país através do projeto Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia.
Cineclube
O Garatuja possui a infra-estrutura física e equipamentos para realizar mostras cinematográficas e vídeográficas para um público de até 40 pessoas por sessão. O cineclube funciona atualmente de forma esporádica para o público externo ao Garatuja. Algumas mostras como o Festival do Minuto e o Tela Verde foram amplamente divulgados e contaram com grande número de participantes, principalmente estudantes de escolas públicas. Já a Mostra do Núcleo de Estudos Audiovisuais ficou mais restrito aos alunos e freqüentadores assíduos do espaço. O Garatuja frequentemente apresenta seu acervo de fitas vhs e Dvds para alunos e integrantes dos projetos realizados, dentro do assunto abordado.