Rua Esmeraldo Tarquinio, 346

Jardim Tapajós - Atibaia SP

CEP: 12945 060

Fone/fax: (11) 4412 9964

Ponto de Cultura

Índice:

Curso inicial de Balé Clássico - Oficinas básicas de artes visuais - Oficinas de Xilogravura e Serigrafia - Oficina de História em Quadrinhos - Oficinas de gravura em metal - Oficina de fotografia

O projeto apresentado pelo Instituto de Arte e Cultura Garatuja e habilitado para Ponto de Cultura, levou em conta atividades que já eram desenvolvidas pelo espaço desde seu inicio. Como meta final está à peça infantil História de um Barquinho, de Maria Clara Machado. A estrutura central do projeto foi dividida em duas etapas distintas que se completam: artes cênicas e artes visuais oferecendo ampla ação na formação artística para pessoas de baixa renda. O público abordado são estudantes de escolas públicas. Todos os cursos são mistos para adolescentes de 14 a 17 anos. Além do conhecimento sobre as diversas áreas, o participante tem acesso aos equipamentos e instalações adequados aos processos criativos de cada oficina, como bancadas e ferramentas para marcenaria, laboratório para serigrafia e fotografia, caixa de breu e prensas para xilogravura e gravura em metal, biblioteca, ilha de edição, teatro de bolso com piso térmico, equipamentos de luz e som, instrumentos e figurinos para criação cênica.
A seguir as etapas já realizadas:

Curso inicial de Balé Clássico

Pela necessidade de uma constância na atividade este Curso Básico teve um ano de duração, com aulas de noventa minutos, duas vezes por semana. Após esta etapa os participantes passaram a freqüentar outra etapa intermediária, com aulas diárias, e demais oficinas do curso de formação na área de artes cênicas do projeto. A intenção de incluir a dança clássica no projeto foi de preservar uma prática que vem sendo desvalorizada nos últimos anos em decorrência das danças difundidas pela indústria cultural. A primeira etapa trabalhou as noções históricas, anatômicas, artísticas, sempre complementando teoria e prática. Os movimentos em barra e passos fundamentais foram acompanhados de propostas para percepção e consciência corporal nas dinâmicas próprias desta forma de dança.

Oficinas básicas de artes visuais

Visando a formação integral dos jovens interessados em áreas visuais, que utilizam conceitos estéticos e criativos como bases, foram desenvolvidas oficinas que tinham como proposta o descondicionamento para a criação, apresentação de técnicas elementares para a realização artística, assim como conceitos teóricos. Desenho a lápis e bico de pena, Pintura com tinta a óleo, História da Arte e muitos exercícios baseados na teoria de Betty Edwards foram às atividades desenvolvidas nesse primeiro bloco.

Oficinas de Xilogravura e Serigrafia

As oficinas de xilogravura e serigrafia procuraram apresentar aos jovens técnicas de impressão gráfica centenárias, mas desconhecidas por eles até então. Todo o processo relativo à execução técnica foi aplicado em conjunto com dados históricos, de maneira a situar historicamente sua importância. A execução das camisetas do projeto fez parte desse módulo e foram realizadas no processo serigráfico com ajuda de alguns integrantes.

Oficina de História em Quadrinhos

O módulo começou com abordagem teórica abrangendo os principais períodos dessa linguagem. Enredo, roteiro, desenvolvimento de personagem, pesquisa visual, diagramação, arte final e tratamento de imagem digital foram algumas das etapas que fizeram parte dessa oficina.

Oficinas de gravura em metal

A gravura em metal é uma técnica em extinção. Poucos são os espaços que mantém estrutura física e de conhecimento técnico para sua manutenção, exceto alguns poucos artistas plásticos ou espaços ligados a disciplina universitária. Manter técnicas e procedimentos originários do fazer artístico como recurso didático é uma das propostas presente no projeto desenvolvido para o Ponto de Cultura. Ponta seca, água forte e água tinta foram as técnicas vivenciadas pelos jovens.

Oficina de fotografia

Dados históricos e teóricos foram as bases iniciais dessa oficina. O conhecimento dos princípios óticos que regem a fotografia foi aplicado com o uso de experiências e das técnicas da fotografia artesanal.

Voltar ao topo